Qual é a minha vocação no mercado de produtos digitais

Tempo de leitura: 3 minutos

Encontrar a sua função no mercado digital pode ser uma tarefa confusa. Graças às novas tecnologias, qualquer pessoas pode se tornar um empreendedor sem sair de casa.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão, é necessário saber qual é a sua vocação dentro desse ramo de atuação: produtor, afiliado ou influenciador digital.

O post de hoje tira todas as sua dúvidas sobre o assunto, explicando cada um desses conceitos.

Vamos lá?

Produtor digital

O produtor digital é um profissional responsável pela criação de conteúdos na internet, seja um curso online ou algum outro infoproduto.

Os produtores digitais possuem as seguintes características:

Conhecem muito sobre um determinado assunto

Para criar algum tipo de conteúdo na internet, pelo menos gosta-se ou conhece-se muito sobre a pauta em questão.

Um engenheiro até pode produzir textos sobre alimentos saudáveis, desde que ele estude e leia muito sobre o assunto.

Entretanto, quando já se é um especialista, isso acontece com naturalidade e, em muitos casos, é necessário apenas alinhar o português e as regras gramaticais.

Gostam de ensinar

O conhecimento é algo que transforma e aprimora a nossa sociedade à medida que o tempo passa. Um bom produtor digital tem prazer em ensinar seus clientes e alunos sobre o assunto que domina.

Em alguns casos, esses profissionais já nascem com esse dom, porém, nada impede que alguém que não tenha facilidade com o ensino, possa desenvolvê-la e obter bons resultados.

De qualquer maneira, um produtor digital sempre se empenha e se esforça para produzir um conteúdo que agregue informações ao conhecimento de seus clientes.

Sabem como gerir uma equipe

Quando um produtor digital executa suas funções de maneira eficiente, suas vendas aumentam e ele não consegue gerir seu negócio sozinho.

Nesse momento, muitos acabam por contratar novos colaboradores e criam uma equipe de trabalho. Dessa forma, além de possuir características criativas, esse profissional precisa atuar como um gestor empresarial.

Trabalhar com pessoas pode ser mais difícil do que resolver cálculos matemáticos avançados, portanto, quem possui essa vocação precisa ter muito jogo de cintura, a fim solucionar os problemas que acontecem nos relacionamentos no ambiente de trabalho.

Afiliado

Os afiliados não trabalham no processo produtivo, e sim na promoção de produtos de terceiros. Em outras palavras, esse profissional é responsável por interligar produtores e clientes no mercado.

Veja abaixo os atributos que um afiliado deve ter:

Ser curioso

O marketing digital é uma das maiores ferramentas de um afiliado, já que, ele precisa utilizar as melhores técnicas e estratégias para divulgar seus produtos.

Desse modo, esse profissional deve estar antenado com o que há de mais moderno em seu ramo de atuação, a fim de proporcionar à sua gestão os melhores resultados possíveis.

Ser um bom vendedor

No mercado, o número de vendas é um parâmetro essencial para o sucesso. Como um afiliado não tem a responsabilidade de produzir conteúdos, ele precisa vender muito bem os produtos em seu nicho de atuação.

Nesse momento, tudo é válido para atrair e fidelizar novos clientes, sempre levando em consideração a ética profissional.

Influenciador digital

Diferentemente, dos dois exemplos anteriores, o influenciador digital tem o poder de persuadir um grande número de consumidores, utilizando sua reputação no mundo virtual.

Entretanto, esse profissional deve ter muito cuidado com a linguagem e o discurso adotado em seu dia a dia de trabalho. Qualquer deslize ou frase mal entendida pode transmitir uma imagem inadequada sobre um certo produto.

E então, você descobriu a sua vocação no mercado digital?

Continue acompanhando o nosso blog para ver mais conteúdos que podem te ajudar na sua nova carreira.  

Sobre Media Labs

Media Labs é formado por um grupo de profissionais apaixonados por internet que já vivenciou todo o tipo de aventura que você pode imaginar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *