Como ter mais produtividade para trabalhar com seu negócio digital?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está incomodado em ter que trabalhar com aquilo que não te dá prazer, empreender pode ser uma boa solução. Sim, muitas pessoas estão descobrindo que é possível aliar liberdade de tempo ao sucesso profissional e desse modo ter melhor qualidade de vida. A questão não é apenas ganhar dinheiro, mas trabalhar por um propósito e de fato sentir-se feliz.

No mundo do empreendedorismo, cresce a cada dia o segmento de mercado dos negócios digitais. A vida conectada à internet alterou os padrões de consumo e por isso as pessoas buscam cada vez mais por serviços e produtos disponíveis na Web. Toda essa configuração tem mudado a vida de produtores e consumidores. Interessante, não é? Fique com a gente nesse texto e veja as oportunidades que o empreendedorismo digital pode trazer para sua vida.

Quem pode montar um negócio digital?

A resposta é: qualquer um pode. Inclusive você. E nós vamos de explicar o por quê.

Como o próprio nome indica, negócios digitais são empreendimentos que têm toda a sua cadeia produtiva focada no formato digital e atuam de forma fundamental pela Internet. Os produtos digitais são, em grande parte, materiais educacionais distribuídos de forma online. Como exemplo, podemos citar vídeoaulas e cursos em formato de e-books ou áudios.

O diferencial do negócio digital é que o empreendedor pode adentrar em um mercado muito rentável a partir de baixos investimentos. Os usuários procuram cada dia mais por conteúdos em formato digital por ser um consumo mais prático e acessível. Já para o produtor, devido à exposição gigantesca que a internet permite, os produtos digitais possibilitam negócios com grande escala de lucros. E o melhor é que tudo isso pode ser feito de casa mesmo!

A facilidade de empreender no mundo digital é relativa, pois não exclui a importância de, como em qualquer tipo negócio, conhecer o mercado. Saber, por exemplo, se existe demanda para o tipo de produto ou serviço que você quer oferecer é o primeiro passo. É importante que você acesse conteúdo de qualidade para lhe auxiliar nesse processo. Aqui mesmo em nosso blog você pode conferir excelentes dicas e artigos sobre empreendedorismo e marketing digital.  

Antes de pensar em vender qualquer coisa, é necessário criar e fortalecer o seu espírito empreendedor, pois estamos tratando de um estilo de vida.  Definir os objetivos da sua vida e ser o principal responsável pela realização de suas metas exigirá de você garra e determinação. Mas, como falamos no início da nossa conversa, tudo isso em busca de uma recompensa: liberdade e sucesso profissional.

Então, aquele que estiver disposto a traçar um caminho de lutas e aprendizados, e que queira fazer a diferença na vida das pessoas está apto a ser um empreendedor digital.

Como posso montar um negócio digital?

O mundo dos negócios digitais está diretamente ligado ao universo tecnológico que muda constantemente. Por isso, é fundamental que você se junte a quem já tem experiência no assunto. Plataformas como a Hotmart, por exemplo, vão lhe ajudar a tirar sua ideia do papel tornando o seu sonho realidade. Através do sistema de marketing de afiliados suas vendas serão automatizadas e ganharão uma projeção muito maior.

Você deve ver quais as suas habilidades e investir no que você tem de melhor.  Se você gosta de praticar esportes e sabe que tem um grande público na internet procurando por assuntos do mundo fitness, por que não unir o útil ao agradável? Você pode montar um curso com dicas sobre vida saudável, por exemplo. Assim oferecerá conteúdo de valor a quem procura e ainda trabalhará com o que você gosta.

Seja mais produtivo e ganhe mais

Trabalhar em casa é, sem dúvida, um dos grandes atrativos para quem quer investir em um negócio digital. Mas se você não se planejar e não tiver uma dose extra de disciplina, isso pode atrapalhar o seu sucesso.

Ao contrário do que muita gente pensa, produtividade não significa fazer mil coisas ao mesmo tempo. Ser produtivo é saber administrar bem o tempo disponível para produzir melhor. Portanto, estamos falando de ter foco e distinguir prioridades para ter mais rendimento.  

Confira 5 dicas sobre como ter mais produtividade para trabalhar com seu negócio digital.

1-   Planeje seu dia antes de dormir

A primeira dica é exatamente terminar seu dia fazendo uma lista das atividades principais do dia seguinte. Coloque as ações indispensáveis e tenha como meta cumprir esse roteiro. Assim, você estará mais organizado e dedicará mais tempo aquilo que é realmente importante.

2-   Organize seu ambiente de trabalho

Ache um espaço na sua casa e o transforme no seu escritório. Separe os afazeres domésticos do trabalho e não confunda os dois por trabalhar dentro de casa. Determine um horário específico para trabalhar. Outra dica é organizar também os seus arquivos no computador. De preferência crie um usuário diferenciado dos arquivos pessoais e de família. Isso aumentará a agilidade no dia a dia e ajudará você a criar uma rotina de trabalho mesmo dentro de casa.

3-   Dê recompensas para si mesmo

A produtividade está diretamente ligada com o bom funcionamento do nosso corpo, pois manter o foco demanda muita energia. Por isso, diante de uma rotina pesada de trabalho, é importante dar ao cérebro a sensação de recompensa para que ele continue disposto a trabalhar. Os neurocientistas explicam que a dopamina é o neurotransmissor responsável por essa motivação. Para ativá-la “presenteie” a si mesmo, a cada meta alcançada, com coisas simples e que lhe  agrade.

4-   Exercite sua capacidade de concentração

O cérebro rejeita mudanças bruscas, então não adianta achar que você vai se tornar hiperprodutivo da noite para o dia. O segredo é não desanimar e treinar. Procure se concentrar por determinado período de tempo e vá aumentando aos poucos a duração de tarefas que exijam foco total.

5-   Faça pausas para relaxar

Para empreender é necessário estar sempre atento às novidades. A aprendizagem é um processo que acontece basicamente através de dois modos: atenção focada e difusa. O primeiro modo acontece quando nos concentramos exclusivamente em uma atividade, o que demanda um grande gasto de energia. Por isso devemos fazer pausas para não forçar demais o nosso cérebro. Mas, o melhor é que além de relaxar essas pausas servem para ativar o modo de atenção difusa, quando a mente vaga por diversos pensamentos o que contribui para a criatividade.

Agora que você já tem todas essas informações e tem o desejo de empreender é hora de se planejar e partir para a ação. Se você pesquisar com certeza você vai encontrar um bom nicho de mercado para atuar e lançar seu próprio negócio digital. Mas, se você ainda se sente um pouco perdido, não se preocupe que a gente pode te ajudar nesse processo.

Se você gostou das nossas dicas e quer se tornar um empreendedor de sucesso, confira esse outro post e saiba como tirar a sua ideia do papel para montar um negócio digital.

Sobre Primeira Venda

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *