Por que é importante fazer networking?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe exatamente qual é o efeito de uma boa rede de contatos no seu negócio? É extremamente importante que você entenda qual é o poder do networking bem como também saber como fazê-lo.

Qualquer empreendedor DEVE ter uma boa rede de contatos vez que é uma maneira de expandir o seu negócio e, quando você sabe usar bem seu networking você estabelece uma relação de troca, ou seja, mesmo que seu contato seja mais experiente que você, você ainda tem algo para oferecer a ele.

A busca pelo melhor networking (rede de contatos) é essencial e quando você não tem essa relação institucional, sabe o que você deve fazer?

Simplesmente buscá-la!

Continue com a leitura e descubra mais sobre:

  •  Porque fazer networking.
  • E como fazer networking.

Confira!

Porque fazer networking? Porque ele é interessante para o seu negócio?

Um bom networking tem o poder de te oferecer condições para propagar o seu trabalho, construir sua imagem, criar autoridade, reter seus clientes, captar novos e conseguir novas oportunidades de negócio.

O networking é sempre muito importante para quem deseja crescer na carreira e até para o empreendedor alavancar sua empresa. Independente do seu objetivo é possível que você encontre pessoas influentes, novas possibilidades de vendas e novos investidores.

O networking se torna de grande importância para você, também pelo fato de que ele lhe permite ter uma visão mais ampliada em relação aos seus negócios e outros segmentos, pois networking envolve uma troca de conhecimentos e experiências entre profissionais.

Além disto, o bom networking contribui para que você se torne referência em um serviço ou produto. E também a incutir na memória de seus contatos alguma forte competência de seu negócio.

Tudo isso ajuda no marketing de indicações e, se seu empreendimento vier a passar por uma crise, você terá como driblar essas adversidades por meio de um bom networking.

Sendo assim, é correto afirmar que o objetivo de um networking não está exatamente na questão monetária, mas na conquista de RESPEITO. Este é o real valor do networking, vez que se torna a base que gera credibilidade à sua marca, reconhecimento, confiança e força no mercado através da construção de uma boa reputação e da projeção de uma imagem favorável.

Como fazer networking

Certo. Agora que você compreende melhor o porquê o networking é interessante para seu negócio, agora é momento de aprender como fazê-lo.

Pois bem. O primeiro ponto é que você não deve ter vergonha em relação a isto. É necessário que tenha “cara de pau” e corra atrás, sem precisar ser “chato”.

Veja algumas dicas de como fazer o melhor networking:

Selecione o grupo certo

Antes de ir a determinado evento de networking liste quais são as 10 pessoas que você realmente precisa conhecer e quais são mais interessantes para seu negócio. É importante que você saiba o que elas podem fazer por sua empresa e porque realmente deseja encontrá-las.

Descubra onde vai encontrar esses contatos

Depois que selecionar as pessoas que deseja conhecer busque identificar onde poderá encontrá-las e ter a oportunidade de interagir com elas. Se você não tiver acesso aos locais e eventos que elas frequentam busque aquele contato intermediário que poderá viabilizar sua participação.

Esteja preparado para o primeiro contato

Quando você tem a oportunidade de estabelecer um relacionamento com um novo contato, é importante que esteja preparado para causar uma boa impressão.

Logo, se prepare buscando saber o que é importante para estas pessoas, o que você pode oferecer de melhor para elas, etc.

Mantenha um bom diálogo

Ao chegar o momento da aproximação faça perguntas antes de se envolver com seu novo contato de networking. Você pode iniciar a conversa falando sobre qualquer assunto, porém esteja certo de que é uma comunicação atraente e profissional para seu prospect.

Depois de feito tudo isto, você deve continuar seguindo com seus contatos tipo agendando uma reunião com eles, enviando um e-mail de acompanhamento… até que eles de fato entrem em seu networking.

Portanto, faça dessas regras o seu comportamento padrão para que novas pessoas conheçam seu negócio e assim possa firmar um excelente relacionamento.

Gostou? Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Sucesso!

Sobre Media Labs

Media Labs é formado por um grupo de profissionais apaixonados por internet que já vivenciou todo o tipo de aventura que você pode imaginar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *