O que é nicho de mercado e como encontrar o seu?

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Escolher um nicho de mercado é um dos fatores primordiais para o sucesso ou fracasso de um empreendimento, pois é essa escolha que define quem serão seus concorrentes, seu público-alvo, além de ser o pontapé inicial para começar o seu negócio.  

Fazer uma escolha tão estratégica tão no início da sua jornada empreendedora pode ser difícil, por isso separamos algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de escolher um nicho lucrativo para o seu negócio!

Mas, afinal, o que é um nicho de mercado?

Nicho de mercado é um segmento com particularidades próprias e um público com perfil e  interesses semelhantes. O futebol é um nicho dentro dos esportes, a maquiagem é um nicho dentro de beleza e por aí vai.

Um nicho pode ser amplo com nos exemplos acima, ou mais segmentado, como produtos de maquiagem para pele negra. O ideal é encontrar um equilíbrio entre um tema que seja lucrativo e mais específico e com menor concorrência. Os resultados serão ainda melhores se for algum assunto que você domina! A seguir listamos alguns critérios que podem te ajudar a escolher um bom nicho para investir!

1. Afinidade

Se você vai criar um produto do zero, o ideal é que ele seja relacionado a algo de que você realmente goste de fazer, que te deixe animado. Isso porque, quando você começa um empreendimento, precisa entender tudo sobre o mercado que atuará e passa a viver “dentro” dele, por isso, não pode ser um tema com o qual você não tenha afinidade, ou ter o seu próprio negócio pode ser tão penoso quanto trabalhar para outras pessoas.

2. Conhecimento de causa

Você já deve ter lido em algum lugar por aí que não é preciso ser um especialista para trabalhar com vendas na internet e, de fato, não precisa. No entanto, é necessário o mínimo de conhecimento de causa para criar um negócio atrativo para seus futuros consumidores.

Precisa ser formado em gastronomia para vender cursos de receitas? Obviamente não, mas se você já tiver alguma habilidade na área será muito mais fácil passar confiança para seus consumidores. É claro que nada te impede de estudar um assunto do zero, mas saiba que isso exigirá tempo, o que pode adiar o início do seu negócio.

3. Dinheiro

Lembra que falamos sobre tentar encontrar um equilíbrio entre um nicho específico mas que seja lucrativo? Pois, então! Isso é fundamental. Se você pretende abrir um e-commerce ou criar um produto, precisa ter certeza que este mercado é lucrativo e que existem pessoas dispostas a pagar por aquilo que você pretende vender.  

Mas não se engane: escolher um nicho lucrativo não é garantia de sucesso! Os seus consumidores precisam perceber valor no que você está vendendo. O nicho perfeito será uma interseção da sua paixão com um tema que você domina e um mercado que seja lucrativo.

Que tal começar listando áreas com as quais você tem mais afinidade e ir pensando no seu nicho, desde já? Depois conta pra gente aqui nos comentários!

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