O que é funil de vendas e por que você deveria saber sobre isso?

Tempo de leitura: 3 minutos

O funil de vendas é um processo que consiste em conduzir o seu cliente pela jornada do comprador, a partir do momento que ele toma conhecimento do seu produto até quando ele realiza a compra.

No post de hoje vamos mostrar quais são as etapas de um funil de vendas e que tipo de conteúdo você deve produzir em cada estágio para aumentar a sua taxa de conversão.

Etapas do funil

O funil é composto pelo topo, meio e fundo.  

Topo do funil

O topo é a parte mais larga do funil, conhecida também como fase de conhecimento. Nesta etapa o usuário ainda não está ciente que tem um problema. O mais importante desta fase é aumentar o tráfego da sua página e entregar conteúdo relevante para que o visitante identifique um problema e queira saber mais sobre seu produto ou solução.

Post topo de funil: Longevidade: 8 dicas para ter mais qualidade de vida (aqui você pode inserir um tópico sobre alimentação saudável)

Meio do funil

Os leads do meio de funil estão na fase de consideração, o que significa que eles já identificaram um problema e estão buscando por possíveis soluções. É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve contratá-lo.

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Fundo do funil

Uma vez que o lead passou pelas etapas de conhecimento e consideração, ele chega a fase de decisão, o que significa que está mais propenso a contratar o seu produto ou serviço.

Post de fundo de funil: Como uma blogueira emagreceu 10 quilos apenas mudando sua alimentação (citar um case de sucesso da sua empresa)

Que tipo de conteúdo oferecer em cada etapa do funil?

Topo de funil

As publicações de topo de funil  devem ser de fácil acesso, pois o público que encontra-se nesta etapa é muito amplo e ainda não tem conhecimento sobre sua empresa. Mídias sociais, tais como Facebook, Twitter, Instagram e posts em blogs são ótimas ferramentas para atrair o interesse destes potenciais clientes.  

Meio do funil

O conteúdo para o meio do funil deve ser mais informativo, mas ainda sem falar do seu produto/solução. Nesta etapa você já  está lidando com clientes que consideram adquirir seu produto e podem se tornar leads qualificados para sua equipe de vendas. Uma boa estratégia para manter este usuário interessado é oferecer um ebook, um livro eletrônico indicado para aprofundar temas abordados no blog.  

Fundo do funil

Nesse ponto, você já fala abertamente sobre sua empresa. Portanto, o ideal é entregar conteúdo que ajude a solucionar dúvidas e quebrar possíveis objeções do comprador.

Exemplos de conteúdo para esta etapa são: cases de clientes, webinars e depoimentos.

Uma vez que você entende os estágios do funil, fica cada vez mais fácil automatizar este processo. Plataformas como a Hotmart oferecem opções avançadas para configurar seu funil de vendas e são uma ótima opção para quem está começando no mercado de produtos digitais agora.

Entendeu melhor o que é o funil de vendas? Deixe sua dúvida ou sugestão nos nossos comentários!

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