Link building: o que é e como utilizar essa prática para construir autoridade

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Ter um conteúdo de qualidade é o primeiro passo para o seu blog ficar bem posicionado nos mecanismos de busca, mas também é necessário um trabalho de SEO para sua página ser considerada relevante para os usuários.  

No texto de hoje nós falaremos sobre uma técnica de SEO que tem sido amplamente utilizada para atrair visibilidade para blogs que é o link building. Tem dúvidas sobre o assunto? Continue lendo este texto e aprenda a aplicar o link building na sua estratégia de marketing de conteúdo a partir de agora!

O que é link building?

Se traduzir ao pé da letra a palavra Link Building significará algo como “construção de link”. Apesar do termo construção, a técnica é relativamente simples e consiste na utilização de links internos e externos no seu conteúdo.

Links internos são aqueles que indicam para outras páginas dentro do seu site, enquanto links externos são outros sites indicando para o seu conteúdo.  

Por que fazer link building?  

Para que seu site fique bem posicionado é preciso que ele tenha tantos links externos quanto links internos. Só que agora vem a pegadinha: não basta receber qualquer link externo, a indicação tem que vir de um site cujo conteúdo seja de qualidade, se não este link pode prejudicar seu posicionamento.

Mas como identificar se o link recebido é de qualidade ou não? Fique tranquilo que nos próximos tópicos nós falaremos sobre o que você precisa para fazer um trabalho consistente de link building.

Por que links externos são importantes?

Sempre que for escrever seu conteúdo tente pensar em formas de conectar os textos do seu blog como forma de melhorar a experiência do usuário. Mas links externos acabam tendo um peso maior na sua estratégia, porque além de serem mais difíceis de conseguir são indicações de outros autores e portais para o seu conteúdo, o que significa que os seus posts  são relevantes.

Pense no link building como uma entrevista de emprego. A pessoa que é indicada por alguém de dentro da empresa tem mais visibilidade que o candidato que envia o currículo por conta própria.

Como conseguir que sites referência recomendem seus posts?  

A essa altura, você deve estar pensando: “mas como eu vou conseguir que outros sites indiquem o meu conteúdo”?  Existem duas formas de fazer isso: uma delas é tornando-se referência no seu nicho de atuação, porque assim você é citado constantemente como fonte sobre determinado assunto.  

Outra estratégia que tem trazido excelentes resultados é fazer parcerias com outros sites que tenham audiências com perfis semelhantes ao público do seu blog. A parceria pode ser na criação de um conteúdo em conjunto ou troca de guest posts, que é quando você compartilha na sua página conteúdos escritos pelo blog parceiro e vice-versa.

A técnica de guest post é excelente pois não demanda investimento e é eficiente para conseguir os links externos.

Links externos de qualidade

Antes mesmo de abordar outro blog para propor uma parceria você precisa saber se aquele domínio é relevante para os buscadores, em outras palavras, se o link deles trará usuários qualificados para a sua página.

Existem várias ferramentas para verificar o nível de domain authority de outras páginas, caso do SEMRush e da Moz. Ambas oferecem versões gratuitas e pagas.

Agora que você já sabe o que é link building, que tal começar a aplicar esta técnica no seu blog? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários.

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