Como elaborar um produto/serviço melhor que a concorrência?

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Muitos empreendedores que atuam em diferentes segmentos, por vezes se pegam no seguinte dilema – o produto desenvolvido por eles não está tendo bom desempenho e apresenta problemas em sua composição, ou a solução encontrada é descobrir como elaborar um produto/serviço melhor que a concorrência para que seus negócios se expandam e passem a ter rendimentos mais satisfatórios.

Se você é um empreendedor iniciante e nunca desenvolveu um produto, ou se é um dos que se encaixa na situação mencionada no parágrafo anterior, fique atento nesse artigo; pois ele contém informações muito relevantes que podem fazer total diferença em seu negócio e levá-lo a um patamar muito melhor. Confira!

Quem são seus concorrentes?

Certo. Essa é a primeira pergunta que você deve fazer, pois se deseja elaborar um produto/serviço melhor do que o deles é necessário que você identifique quem são seus concorrentes e faça uma análise sobre eles:

  •         O que eles estão fazendo de melhor?
  •         O que eles fazem de pior?
  •         Como o mercado está reagindo?
  •         Quais são suas últimas tendências?

Essas e outras questões afins precisam ser levadas em consideração para que você possa estar sempre um passo à frente de todos eles. Conhecer os serviços e preços que sua concorrência oferece também é fundamental no processo de elaboração de um produto/serviço.

Além disso, após essa análise de concorrência você talvez irá identificar que sua concorrência envolve você mesmo, que ao não se dedicar a novas soluções e inovações, acaba deixando de evoluir e fica para trás.

Depois que você tiver de posse de todos os dados e informações sobre a concorrência, faça uma análise bastante apurada, pois será possível que você encontre lacunas no mercado que possa explorar. Tudo isso colabora também para lhe indicar se existe uma saturação de concorrentes em certos ramos de seu mercado, o que pode te levar a concentrar seu produto/serviço em áreas menos competitivas.

Como elaborar um produto/serviço

De forma alguma deixe de fazer sua análise de concorrência e identificar qual pode ser o seu diferencial. Após você ter toda essa base do processo de desenvolvimento de produtos/serviços, aí sim passe para a parte mais sistemática dessa elaboração:

  •         Deixe que seus melhores clientes, ou lead users, participem de alguma forma no desenvolvimento de novos produtos/serviço. Identifique e consulte-os! Isso lhe traz grandes vantagens! Afinal, são eles que possuem a necessidade pela sua entrega.
  •         Analise minuciosamente seu produto existente e quais as eventuais alterações que ele poderia ter. Faça as seguintes perguntas sobre seu produto/serviço – é possível substituir? Rearranjar? Modificar? Adicionar? Subtrair? Combinar? Defina seu produto. Elabore suas especificações técnicas. Deixe claro como será o funcionamento dele. Mantenha uma identidade visual já consagrada em versões anteriores do produto/serviço de forma que ele seja facilmente reconhecido. Caso queira optar por uma nova proposta pense em que mensagem o seu produto/serviço deve passar para seu cliente.
  •         Conceba, isto é, dê “vida” ao seu produto/serviço. Isso envolve projetá-lo, protegê-lo e finalmente lançá-lo ao mercado.

Lembre-se que excelência no atendimento, ambiente propício e acolhedor, e preparação de quem trabalha com vendas são partes essenciais para complementar o sucesso da elaboração de um produto/serviço melhor que a concorrência.

Bom. Acredito que agora você já pode iniciar o seu novo projeto de elaborar um produto digital ou físico para otimizar seu negócio.

Qual tem sido sua maior dificuldade em vencer a concorrência? Registre nos comentários! Para mais dicas clique aqui e não deixe de acompanhar as próximas postagens da página.

Um forte abraço.

Sucesso!

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