5 dicas para aumentar o engajamento orgânico da sua página no Facebook

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você acabou de criar um negócio, certamente precisará ter uma página no Facebook. Afinal, estamos falando da rede social com mais usuários ativos do mundo! Mas nos dias de hoje só estar presente no Facebook não é suficiente. Você precisa que as pessoas curtam sua página e interajam com o conteúdo que você compartilha diariamente.Quer saber como fazer isso? Confira nossa dicas a seguir!

Estabeleça uma frequência de postagem

A consistência das postagens com certeza é um diferencial na hora de manter seus seguidores interessados.Nada mais frustrante do que entrar em uma fanpage em busca de informações e encontrar apenas conteúdo desatualizado.

A primeira coisa a se pensar é o horário das postagens, afinal, não adianta nada o conteúdo ser bem produzido se ele não chegar até sua audiência no momento que ela precisa, certo? Existem várias pesquisas sobre os horários com maior engajamento no Facebook, cada uma com uma opinião diferente sobre o assunto. Mas esses números isoladamente dizem muito pouco! O que você precisa, na verdade, é traçar o perfil do seu seguidor ideal, saber com o que ele trabalha, como ele acessa a internet e a que horas ele faz isso.  

Crie um calendário editorial

Agora que você definiu os horários de maior engajamento na sua página, precisa criar um calendário editorial para suas postagens. Esse calendário pode ser feito em uma tabela simples de excel na qual você cria colunas para o tema do post, data, horário e status (se já está no ar ou não). Essa ferramenta é bastante útil para programar suas postagens e não esquecer de compartilhar nada do seu planejamento original.

Responda os comentários

Não é raro pessoas interagirem com as postagens de marcas no Facebook, seja para tirar uma dúvida, fazer um elogio ou deixar sua reclamação. Independente do motivo do contato, sua página só tem a ganhar se você responder os comentários feitos em suas publicações.

Uma resposta assertiva faz com que o usuário sinta-se importante e mostra que sua marca se preocupa com a experiência dos consumidores.

Crie conteúdo audiovisual

Um estudo feito pelo site Social Bakers, em 2015, mostrou que posts com vídeos tem um alcance orgânico até duas vezes maior do que publicações com fotos. O vídeo é um ótimo formato para entreter e informar sua audiência, principalmente porque você pode usar a fala, expressões e gestos para passar uma mensagem.

E nem é preciso uma grande produção! Um vídeo feito com a câmera frontal do celular produz o mesmo efeito, desde que o conteúdo da gravação seja relevante para sua audiência.

Promova concursos culturais

Uma boa forma de atrair visibilidade para a sua página é promover concursos culturais. Para realizar sorteios é necessário solicitar autorização da Caixa Econômica Federal, o que pode ser um processo longo e burocrático. O concurso cultural é um projeto de incentivo à cultura e/ou recreação, exclusivamente, sem vínculos publicitários.

Só que ao participar do concurso cultural, o usuário automaticamente já traz visibilidade para sua marca. Ou seja, as chances de atrair novos seguidores são grandes, e o melhor, sem pagar nada por isso!  

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