Aprenda a criar um ebook para vender pela internet

Tempo de leitura: 2 minutos

Ebooks são livros em formato digital que podem ser lidos em qualquer equipamento eletrônico, como computadores, smartphones ou tablets.

Dos produtos digitais que existem hoje, talvez seja o mais popular, pois é um material mais aprofundado que um blog post e mais simples de consumir do que um curso com vários módulos. Sendo assim, ele é um ótimo formato para quem pretende criar um produto e vender pela internet. Quer saber como criar seu ebook? Confira nossas dicas e prepare-se para colocar a mão na massa!

Defina o tema do seu ebook

O primeiro passo é encontrar o tema que você quer ensinar.  Esta escolha coincide com a escolha do seu nicho, que nós já falamos aqui no blog em outras oportunidades.

O ideal é que o tema escolhido seja a interseção entre um nicho segmentado, uma coisa que você saiba fazer bem  e um mercado lucrativo, afinal, você quer que o seu produto tenha um bom volume de vendas.

Organize seu material em tópicos  

O e-book é um material mais denso que um post, por isso ele deve ser organizado em tópicos para facilitar a leitura. Antes de dividir seu conteúdo, talvez seja interessante fazer um levantamento no Google Trends para checar as perguntas mais comuns sobre aquele tema, para saber em qual capítulo você deve aprofundar-se mais.

Escreva seu ebook  

Agora que você concluiu as etapas de planejamento é chegada a hora de escrever seu material. Não se preocupe muito com a formatação no início, pois esses detalhes podem ser aperfeiçoados com o tempo.

Enquanto estiver escrevendo tente pensar em imagens e gráficos que ajudem seu público a assimilar melhor a informação que você está passando. Por ser um livro digital a escaneabilidade é um dos fatores que agrega valor ao seu produto final. Por isso, tenha muito atenção com isso, ok?  

Quando acabar de escrever peça alguém próximo para ler o conteúdo e faça estas três perguntas:

  • O conteúdo está claro?
  • Você leria este livro até o final?
  • O tema é interessante?

Registre sua obra

Se você pretende criar um ebook para comercializá-lo, precisa registrar este trabalho na Biblioteca Nacional para assegurar os direitos autorais sobre esta obra. Essa etapa pode ser opcional, caso você esteja criando um ebook para distribuir gratuitamente como uma oferta de conteúdo para pessoas que se inscrevem na sua página.

Disponibilize seu produto

A próxima e última etapa é escolher onde você irá disponibilizar seu ebook. Você pode fazer isto no seu próprio site ou escolher uma plataforma de vendas, de preferência, especializada em produtos digitais. Escolher uma plataforma confiável e com boa usabilidade é um passo essencial para garantir uma boa experiência de compra para o usuário.

Depois do ebook postado, você precisará concentrar seus esforços na divulgação e nas vendas. Mas isso é assunto para outro post.

Curtiu nossas dicas? Deixe sua dúvida ou sugestão nos nossos comentários.

Sobre Media Labs

Media Labs é formado por um grupo de profissionais apaixonados por internet que já vivenciou todo o tipo de aventura que você pode imaginar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *